Blog Bem Gasto

Como vencer o cérebro sabotador nas finanças

Já parou pra pensar por que é tão difícil mudarmos de comportamento em relação ao dinheiro? Será que temos total domínio sobre a mente?


Há muitos estudos sobre psicologia econômica e um dos principais fatores que acabam prejudicando a mudança de comportamento é ... o nosso próprio cérebro.


Muitas pessoas compulsivas em gastos/compras sabem do seu ponto fraco...mas se elas sabem que devem parar de gastar em excesso, qual o motivo de persistirem no erro?

Na verdade, há muitas terias que dizem que o nosso cérebro nos induz a tomar decisões que são mais habituais. Por exemplo: há uma teoria chamada “JAQUE”, que é mais ou menos assim: JÁ QUE estou cheio de boletos pra pagar, mais um não vai fazer diferença. Já que estou endividado, vou comprar mesmo!


Perceba que são desculpas que o próprio cérebro cria e faz com que muitas pessoas continuem errando.


Como “vencer” o nosso cérebro? Tendo ciência dessa situação, toda vez que achar que está sendo manipulado por ele, deve-se pensar nas consequências negativas daquelas ações e ter em mente quais são os seus pontos fracos, quando trata-se de finanças.

Por exemplo: se você é uma pessoa que adora comprar roupas, para quê ir ao shopping se sabe que vai gastar desnecessariamente? Não vá!


Não é uma tarefa fácil, mas a constante tentativa de mudança faz com que aumente a probabilidade de vencermos a nossa mente sabotadora.


Flavia Bacha Mesquita

Sou formada em Ciências Contábeis e tenho como hobby um Instagram com dicas de gastronomia e viagens (@checkinbyme ). Também amo tocar violão!

https://www.linkedin.com/in/flavia-bacha-mesquita-8227a06b




0 visualização