Blog Bem Gasto

Grandes empresas já estão em 2020... e você, cadê?

Pessoal, tudo bem com vocês?


Imagine a seguinte situação: aquele sacrifício diário para conseguir ganhar uma grana... pressão pra conseguir fazer sobrar dinheiro no final de cada mês do ano... conseguir pagar e controlar as dívidas, saber quando a grana vai entrar e quando vencem as contas para não ficar no negativo... tentar entender para onde o dinheiro foi... se conseguir sobrar, o que fazer – gastar ou investir e, se investir, em que...


Vocês acham que eu descrevi sobre o quê? Nossa vida? Pode ser.


Mas a mesmíssima descrição serve como uma luva para outra coisa: uma empresa. Pois é!

As empresas têm seu orçamento mensal, trabalham (via seus empregad@s e sóci@s) para conseguir gerar dinheiro e decidem todos os dias onde gastá-lo. Se sobra – ou seja, se dá lucro, a empresa decide se vai “gastar” (distribuir lucros para sóci@s) ou “investir”, seja no mercado financeiro (por exemplo, para fazer uma reserva de emergências corporativa) ou em seu próprio negócio.


As grandes empresas, aquelas com ações negociadas na bolsa e tal, têm seus departamentos financeiros para cuidar de todas essas tarefas. Sua função é montar toda a estrutura financeira da empresa para permitir que ela execute seu planejamento estratégico à risca! Isso envolve ter orçamentos, definir metas de ganhos e gastos, reuniões periódicas para verificar como a realidade tem se comparado com o plano, produção de relatórios e documentos contábeis.


Algumas pessoas usam essa comparação para se motivarem a cuidar de seu dinheiro! Quer ver como é igual? Funciona assim – você é Diretor@ Financeir@ (ou Chief Financial Officer – CFO, pra dar aquela “gourmetizada”) da empresa [“Seu Nome” ou “Sua Família”] S.A.. Sua função é montar toda a estrutura financeira de sua empresa para permitir que ela execute seu planejamento estratégico integralmente! Isso envolve ter orçamentos, definir metas de ganhos e gastos, reuniões periódicas para verificar como a realidade tem se comparado com o plano, produção de relatórios e documentos contábeis...


O planejamento estratégico equivale aos seus sonhos. O orçamento é o mesmo princípio; a definição das metas, também... as reuniões, seja com você mesm@ ou com seus familiares, são uma ótima forma de todos acompanharem o progresso.. os relatórios podem ser os mesmos!


Entendeu? É o mesmo princípio!


E o mais legal: as grandes empresas já estão começando a pensar, em setembro, o que elas farão em 2020. Quais serão seus objetivos? Quais as melhorias que elas querem fazer em relação ao que já se viu de 2019? O que está indo bem e o que precisa ser alterado?


Grandes – e boas – empresas buscam melhorar sempre e este processo de ser intencional em relação aos seus objetivos, com bastante antecedência, ajuda bastante no caminho para o sucesso.


E aí? Que acham? Que tal vestir a camisa como “CFO” da sua vida e começar Já começou seu planejamento para 2020? Se precisarem de alguma ajuda, sugestão ou palavra de apoio, estou aqui!


Um grande abraço!

Alexi, voluntário da Bem Gasto

alexi.atchabahian@gmail.com




0 visualização