Blog Bem Gasto

Keep calm and sorvete com seriado!



Imagine um animal na floresta, como um cervo. Este animal vive uma vida boa, tranquila. Em um belo dia, ele encontra um temível predador: um leão! O que acontece com a presa? Seu corpo rapidamente entra em alerta, aumentando a pressão sanguínea, dedicando toda a energia do seu sistema imunológico para os tecidos. Assim, o animal tem alguma chance de escapar da fera. O cervo está sob estresse! (Calma, você ainda está num blog de finanças).

Das coisas que podem provocar estresse a um cervo, podemos imaginar apenas predadores e falta de comida.


Agora faça uma lista das coisas que dão estresse para você: chefes, entregas, pressão no trabalho, colegas chatos, dinheiro, filhos, relacionamentos, amigos, redes sociais e por aí vai.


Ou seja, sempre estamos sob estresse na sociedade em que construímos ao longo dos séculos. Quais são as consequências disso? Nosso corpo naturalmente foca no curto prazo, pensamos em resolver situações imediatas e não conseguimos nem pensar no que vamos jantar.


Prato cheio para péssimas decisões!


Quantas vezes não exageramos no tom ao falar ao telefone ou escrever mensagens acaloradas nas redes sociais? Nunca pensamos no longo prazo, pois no momento o que importa é escapar da situação ou ganhar a discussão. E qual é a atividades favorita dos estressados? Comprar coisas de que não precisam!

É impressionante o número de pessoas que se presenteiam com coisas caras porque estão estressadas e, logo após que o mal estar passa, se arrependem da compra.

Não vou resolver o seu estresse (infelizmente), mas vamos tentar acertar na questão de gastar dinheiro quando ficamos estressados? Sim? Então, vamos lá!

Toda vez que estiver triste/bravo, e pensar em ir ao shopping você vai ler e preencher a lista abaixo (guarde uma cópia na bolsa/carteira). Vou chama-la de “Keep Calm and sorvete com seriado”.


Responda sim ou não para as perguntas abaixo. Se o número de respostas afirmativas for igual ou maior do que as negativas, escolha um sorvete (ou sua guloseima predileta) e corra para casa.


Te garanto que é mais legal e barato que ir ao shopping.


  • VOCÊ ESTÁ ESTRESSADO E QUERENDO QUE O MUNDO EXPLODA?

  • RECONHECE QUE ESTÁ IMPULSIVO E QUE PODE GASTAR DINHEIRO?

  • ACHA QUE PODE SE ARREPENDER DO QUE VAI COMPRAR?

  • QUE TAL SORVETE? OU PIZZA?

  • JUNTO COM SEU SERIADO FAVORITO?

  • QUERO POUPAR DINHEIRO PARA REALIZAR MEU SONHO E NÃO VOU DEIXAR O

  • ESTRESSE ME IMPEDIR.

O mundo não está fácil, mas aguente firme. Não deixe o curto prazo estragar o longo prazo, que um dia chega.


Há pouco tempo tive um dia tenso e um amigo me chamou para sair pra um bar e restaurante. Mentalmente visualizei a lista e fiquei em casa com os seriados. São pequenos truques que aplicamos em nossa mente para ela tomar decisões não tão ruins financeiramente.


Meu nome é Rubens Sanghikian, economista e escolhi me voluntariar na Bem Gasto, utilizando a educação financeira como meio de combate à pobreza e desigualdade social. Neste blog postarei artigos na linha de como podemos utilizar a economia comportamental e políticas públicas para melhorar as nossas finanças. Até mais =D


118 visualizações