Blog Bem Gasto

Lembre-se dos dinheiros esquecidos por aí!

Lembre-se dos dinheiros esquecidos por aí!

A gente aqui da ONG sempre diz : Se for para gastar, que seja bem gasto! E melhor ainda se a gente tiver um descontinho e um benefícios a mais, não é mesmo?

A seguir, preparamos uma listinha de “dinheiros esquecidos” que podem estar aí na sua casa e até mesmo na sua carteira.


CPF na nota?

São Paulo e outros 14 estados oferecem devolução de parte do ICMS aos consumidores que pedem CPF na nota.

Em São Paulo, o programa foi criado em 2007. Os créditos podem ser devolvidos na conta corrente ou poupança e também serem abatidos no IPVA. Quem mora em outros estados mas efetuou compras no estado de São Paulo também pode reaver os créditos. Comece a informar seu CPF nas compras e faça seu cadastro no site https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br para acompanhamento e pedidos dos créditos. Consulte as secretarias de Fazenda de outros estados para saber se possuem programa.


Programas de Cashback

Os cashback são programas em que você se cadastra e recebe uma porcentagem de volta das suas compras on-line ou em lojas físicas. Para que isso aconteça a loja deve ser parceira do site.

Exemplo: Eu tenho cadastro no Méliuz e efetuo uma compra on-line de R$ 100,00 na loja parceira Droga Raia, eu receberei 3% de volta, ou seja, R$ 3,00 em minha conta corrente.

Alguns sites de cashback: Méliuz, Ganhe de Volta, Poup, Mooba, Cashola, In Mais.


Milhas no cartão de crédito

Essa é uma das grandes vantagens de usar o cartão de crédito (com sabedoria claro!).

Você pode acumular pontos e depois convertê-los em milhas para viagens (esse é o meu favorito) entre outras vantagens.

Este assunto é um pouquinho extenso mas vale a pena separar um tempinho para entender melhor e para isso te indico o canal no Youtube “Lucro FC” do nosso colaborador Ricardo Natali que é fera no assunto, vai lá conferir!

https://www.youtube.com/channel/UCHGl5Nn0GfMETBgjIkJDWjw


Seguradoras e clube de vantagens

Algumas seguradoras oferecem clube de vantagens nos quais é possível ter descontos em cinemas, teatros, restaurantes etc.

A Porto Seguro, por exemplo, oferece 50% de desconto para peças no Teatro Porto Seguro para o segurado e mais um acompanhante


Operadoras telefônicas e clube de vantagens

Como forma de fidelizar cada vez mais os seus clientes, as operadoras telefônicas também estão investindo pesado em clubes de vantagens, como descontos para ingressos de cinema e shows.

Verifique a quais benefícios você possui acesso de acordo com o seu plano.


Roupas e objetos não utilizados

Muito antes de conhecer Marie Kondo e seu método de organização (se você não tem ideia do que estou falando assista ao documentário “Ordem na Casa com Marie Kondo” na Netflix ou leia o livro “Marie Kondo – A Mágica da Arrumação”), eu sempre acreditei que além de deixar o ambiente o mais agradável, manter as coisas organizadas também te faz economizar um bom dinheiro, afinal ter conhecimento do que você tem em casa evita compras desnecessárias.


Quem nunca comprou um item qualquer que seja e quando foi mexer no armário de casa descobriu que não precisava ter comprado?


Por isso faça uma limpeza geral nas suas coisas no mínimo duas vezes por ano.

Sabe aquele jeans/sapato/bolsa que você nem se lembra mas que estão aí enfiados no fundo do seu guarda roupa? Então...você pode voltar a usá-los ou vendê-los em algum brechó, hoje em dia existem até sites especializados nisso, ou até grupos do Facebook ou no próprio Whatsapp para as amigas.


E você conhece mais algum “dinheiro esquecido”? Se sim, compartilhe com a gente e ajude os amigos =o)


Juliana Bononi Freitas, professora voluntária do Bem gasto desde 2017.

https://www.linkedin.com/in/juliana-bononi-freitas-81493055/




60 visualizações