Blog Bem Gasto

O que é independência financeira?

Pessoal, tudo bem? Hoje vou falar com vocês sobre um assunto muito importante, discutido nos quatro cantos do mundo – a independência financeira. Muita gente a busca, mais gente ainda fala dela, alguns são obcecados por ela... mas vocês já pararam para pensar o que esta expressão significa para você?


Se sim, maravilhoso: tenho a crença forte de que planejamento financeiro pessoal é mais pessoal do que financeiro e, se você conseguiu chegar a uma definição que te alegre, parabéns de coração pelo autoconhecimento e reflexão. Que tal tomar um tempinho e ler abaixo para ver se o texto te faz refletir um pouco mais?


Se não, maravilhoso: seja porque ainda não formou um conceito ou ainda não teve tempo para refletir sobre o tema, não tem problema! Todos nós começamos de algum lugar e seria uma honra para mim que o texto abaixo fosse seu ponto de partida. Que tal tomar um tempinho e ler abaixo para ver se o texto te faz refletir um pouco mais?


A independência financeira pode ter vários significados. Em geral, ela é pensada como a capacidade de se viver com a renda do seu patrimônio, mas pode ser algo muito mais simples como conseguir pagar as contas. Dependendo do ponto de vista, ela pode ser um objetivo muito grande, o que pode nos desmotivar (“é impossível, é muito distante de mim...”) – calma. O que fazemos em casos assim é fatiar o objetivo grande em menores, e ir comemorando as pequenas conquistas!


E como eu fatiaria estes “estágios” ou “fases” da independência financeira? Ouvi a melhor definição até hoje (pra mim) em um podcast dos EUA em que o autor Joshua Sheats descreve o que ele vê (e eu adoto para mim) como os estágios do Grande Objetivo da Independência Financeira:


Estágio 0 – Dependência financeira total: quando você depende de outras pessoas para se manter financeiramente. Exemplo maior são as crianças, ou quando se depende de grana para fechar o mês.


Estágio 1 – Solvência financeira: você está neste estágio quando sua renda paga todas suas contas.


Estágio 2 – Estabilidade financeira: você consegue pagar todas as contas com o que ganha e ainda consegue juntar um pouco.


Estágio 3 – Liberdade das dívidas: além dos itens acima, você não tem mais dívidas (é sua escolha incluir nesta conta eventual financiamento de imóveis).


Estágio 4 – Segurança financeira: a renda dos seus investimentos consegue cobrir suas necessidades básicas, de sobrevivência.


Estágio 5 – Independência financeira: a renda dos seus investimentos consegue cobrir suas necessidades básicas e, além disso, manter seu padrão de vida atual.


Estágio 6 – Liberdade financeira: a renda dos seus investimentos consegue cobrir suas necessidades supérfluas e grandes planos, ou mesmo melhorar seu estilo de vida.


Estágio 7 – Abundância financeira: a renda dos seus investimentos cobre seus grandes plano e ainda sobra – seu trabalho é guiar este capital para que sua família ou seus amigos aproveitem o legado.


Que acham? Fica mais fácil entender quais são seus objetivos dependendo do estágio da vida onde vc está? Espero que essas poucas palavras façam você refletir o que a independência significa para vocês... e boa jornada para vocês que escolhem percorrer este caminho!



Abs

Alexi

alexi.atchabahian@gmail.com

76 visualizações