Blog Bem Gasto

Sim, existe vida após a caderneta de poupança!

Quando citamos “Caderneta de Poupança”, o que vem à sua mente?


Podemos dizer que é um bom investimento? É um péssimo investimento?


Antes de julgarmos, deixa eu te apresentar um dado importante. Segundo o Banco Central, a Caderneta de Poupança finalizou o ano de 2019 com R$ 845,4 bilhões em depósitos.


E agora? Qual seria sua resposta? Os brasileiros possuem ou não educação financeira?

Posso afirmar que o nível de educação financeira no país, teoricamente, cresceu. O Brasil finalizou 2011 com R$ 420 bilhões em todas as Cadernetas de Poupanças do país. Em 2019, esse valor mais que dobrou. Isso é um sinal claro de que as pessoas estão começando a se preocupar mais em juntar do que gastar tudo.


Lógico que passamos por diversos momentos econômicos ao longo desses anos, passamos por um crescimento muito grande e logo em seguida, uma crise econômica que praticamente paralisou o país. Se alguém afirmar que os valores nas Cadernetas de Poupanças aumentaram mais por medo de gastar do que por educação financeira, também não seria errado.


Mas afinal, Caderneta de Poupança é uma boa alternativa de investimento?


Depende...

Não podemos dizer nem que “sim” e nem que “não”. Se você não entende de investimentos e coloca todo o seu dinheiro na Caderneta de Poupança, então, podemos assumir que nesse caso, sim, é um péssimo investimento. Além de não ser o investimento mais seguro do mercado, também é um dos piores em relação à rentabilidade.


Por outro lado, se você usa a Caderneta de Poupança como uma estratégia do tipo: “Quero um lugar aonde possa colocar meu dinheiro, e ter uma altíssima liquidez”... Diante desse cenário, então não tem problema nenhum colocar seu dinheiro na Caderneta de Poupança. Existe uma estratégia na qual você está seguindo, problema nenhum, afinal de contas, você está abrindo mão da rentabilidade, mas quer apenas segurança e liquidez – no caso, poder dispor do dinheiro em qualquer momento.



Rendimento da Poupança

Com a queda da Taxa Selic para 4k,5% ao ano, a Caderneta de Poupança passou a render muito menos. Vale lembrar que outros investimentos como Tesouro Direto, CDBs e Fundos de Investimentos também perderam força com a queda da Selic.


Pela norma em vigor, há corte no rendimento da poupança sempre que a taxa Selic estiver abaixo de 8,5% ao ano. Nessa situação, a correção anual fica limitada a 70% da Selic, mais a Taxa Referencial, calculada pelo BC. Então, a remuneração da poupança está hoje em 3,15% ao ano, mais Taxa Referencial. Com isso, a aplicação em poupança está muito próxima, e até perdendo para a inflação, desde dezembro do ano passado.


Se já sabemos que a Caderneta de Poupança tem rendimentos menores que o investimento mais seguro do mercado (Tesouro Direto), então não faz sentido deixarmos nosso dinheiro nele.


Vida além da Caderneta de Poupança

Deixa eu te contar um segredo: Existe sim, vida além da Caderneta de Poupança.

Se você procura um produto financeiro mais seguro e até mesmo, mais rentável que a Caderneta de Poupança, então você poderá optar pelo Tesouro Direto.


Mas a “brincadeira” vai ficando ainda mais interessante quando começamos a procurar outros investimentos em Renda Fixa, como CDB, LCI, LCA, Debêntures, já na Renda Variável, temos a mais conhecida de todas, os investimentos em Ações.


Mas se você ainda investe apenas na Caderneta de Poupança, então o que está em jogo é o “medo” envolvido nessas operações, afinal de contas, você nunca investiu em nada além da Caderneta de Poupança.


Se posso te dá uma dica, então começa a investir no Tesouro Direto com pequenos aportes (100 reais, por exemplo), até mesmo para você começar a entender como funciona e principalmente, ir perdendo o “medo” de investir em outros produtos financeiros, além da Caderneta de Poupança.



Tarcísio Neri é um aprendedor e mais um monte de coisas que disseram que não iriam dar certo e não adiantou de nada. Mora em Recife-PE. Apaixonado por servir as pessoas. Adora ler e escrever.

tarcisioneri@outlook.com

Instagram: @tarcisio_neri




60 visualizações