Blog Bem Gasto

Um método delicioso de aprender sobre finanças

“A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la.”

Eduardo Galeado

Como já conversamos anteriormente (se quiser rever, basta clicar aqui e aqui), se o acesso à educação é um direito de todos, também precisamos desmistificar e falar mais sobre consumo e gestão das finanças de uma maneira acessível e simplificada.


Dessa forma, a Mais Fácil, uma das parceiras do Bem Gasto, saiu do lugar comum e criou uma novo método de falar sobre educação financeira. É o DELICIA. Assim mesmo, escrito em letras maiúsculas.


Por que DELÍCIA? Porque nosso jeito de ensinar é:

DIFERENTE * ESPECÍFICO * LIBERTADOR * INVESTIGATIVO * CRIATIVO * INSPIRADOR * AMOROSO.

Por meio de atividades descontraídas e muito diálogo, apoiamos à reflexão sobre a importância do cuidado com o dinheiro e como isso pode apoiar na realização de sonhos para a população carente.


Quer saber como funciona o método? Acompanhe nosso passo a passo:


1: Olhar para um exemplo de fora dá menos trabalho, por isso apresentamos o case de uma família que gasta mais dinheiro do que recebe. E pedimos aos alunos que repensem seu planejamento familiar. Dessa forma, as situações são vivenciadas na prática.


2: Chegou a hora de olhar pra si, mas não precisamos fazer isso com uma planilha engessada do Excel. Utilizamos o desenho de uma flor. Sim! Cada pétala é um tipo de gasto e questionamos sobre a saúde dessa flor. Para mantê-la saudável, é preciso arrancar alguma pétala? É preciso podá-la? Ou é preciso pensar em alternativas para se ter novos ou mais recursos para cuidar dessa flor?


3: Um bom jeito de se organizar financeiramente é pensar nos sonhos que podem ser realizados daqui a um ano. Por isso, junto com os alunos, criamos um plano de ação para realização de um plano ambicioso porém possível. Quais gastos atuais podem ser repensados?


Sem dúvida, temos muitos desafios e oportunidades de melhorar. Educar financeiramente não acontece apenas em uma oficina, porém, tem o poder de despertar a reflexão sobre os hábitos e a importância da mudança de hábitos.


O método DELÍCIA tem uma proposta provocativa que envolve não apenas a linguagem, mas também na maneira de lidar com o consumo. E acreditamos que, assim como o Bem Gasto, nosso método ajuda a reduzir a desigualdade social por meio da educação. Afinal, educação financeira demanda uma reflexão sistêmica e todos fazemos parte disso.



Julia Drezza

Gerente de Sustentabilidade da Mais Fácil

www.maisfacil.com.br

0 visualização