Blog Bem Gasto

Usando o FaceApp para nossa aposentadoria... é possível!

Amigas e amigos, tudo bem com vocês? Espero que sim!


Recentemente vimos uma nova moda na Internet, o FaceApp. Sim, aquela coisa que envelhece uma foto sua e permite que você a poste em suas redes sociais. É muito divertido (e, pode acreditar, nossos dados pessoais podem correr risco...gente, tomem sempre cuidado: se o produto digital é “de graça”, pode ter certeza que o produto é você)!

E se eu dissesse que você pode usar essa sua fotinho com a cara velha para te motivar a investir para sua aposentadoria?


Sim! Você pode! Lembre-se: aposentar-se pelo INSS será cada vez mais difícil, quer você concorde ou não com as reformas que vem por aí. Então, tod@s têm uma enorme necessidade de assumir as rédeas do seu planejamento de longo prazo, ainda mais se considerarmos o fato de que vamos viver bem mais que nossos avós e pais. Mas, como?


Desde 2011, há estudos (aqui e aqui, por exemplo) que mostram que, quando uma pessoa tem contato com o seu “eu mais velho”, ou seu “eu do futuro”, ela consegue abrir mão de mais coisas do presente em seu benefício mais tarde. Já que o ser humano em geral tende a supervalorizar o presente e subestimar o amanhã, ignorando seu “eu futuro” como se fosse um estranho, os pesquisadores imaginaram uma forma de fazer este “contato” sem uma máquina do tempo. Eles basicamente produziram um avatar envelhecido das pessoas que participaram da pesquisa e fizeram este contato em um ambiente de realidade virtual.


Depois deste contato, as pessoas começaram a se sensibilizar mais com as questões do futuro, tomando melhores decisões. E não, você não precisa de óculos de realidade virtual para tomar melhores decisões - os mesmos testes foram feitos com fotos envelhecidas das pessoas e os efeitos foram bastante semelhantes.


E é aí que o FaceApp entra... fotos envelhecidas suas! Se você está com dificuldades para executar aquele plano lindo de juntar mais grana para o futuro, se a preguiça bate quando você tem de pesquisar qual o melhor investimento para você... que tal uma conversinha interior com seu “eu do futuro”? Olhe pra ele e pense o que ele te diria se:


- ele estivesse bem, com a sua subsistência garantida pela renda do seu próprio patrimônio; ou

- se ele estivesse sem grana e passando dificuldade.


Talvez isso te ajude a alcançar mais facilmente o seu sonho da independência financeira na “melhor idade”!


A escolha está nas suas mãos, todos os dias, agora! E quanto mais cedo você começar (jovens, essa é para vocês), mais tempo, mais juro composto e mais facilidade você terá! Então, fica a pergunta - qual “eu do futuro” você prefere?



Mãos à obra! Se tiverem alguma dúvida ou comentário, é só avisar!

Um grande abraço,

Alexi

alexi.atchabahian@gmail.com




66 visualizações